Identificador persistente para citar o vincular este elemento: http://hdl.handle.net/10662/773
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dc.contributor.authorOliveira, Francisco Carlos de Matos Brito-
dc.contributor.authorAraújo, Nukácia Meyre Silva-
dc.date.accessioned2013-12-12T17:55:30Z-
dc.date.available2013-12-12T17:55:30Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn1695-288X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10662/773-
dc.description.abstractNeste artigo, numa perspectiva de educação inclusiva, trata-se da avaliação – feita por professores e alunos – de uma ferramenta de ensino que permite a estudantes com deficiência visual (EDVs) «verem com as mãos» os gestos de apontar do professor durante uma aula. A ferramenta é um Sistema Dêitico Háptico (SDH) e funciona graças a técnicas de visão computacional. O sistema é capaz de rastrear em tempo real e simultaneamente as mãos de professor e do EDV. No experimento, foram realizadas três etapas de estudo. No recorte que feito aqui, discute-se a terceira, em que foi realizado um estudo exploratório no qual o SDH foi aplicado em salas de aula inclusivas - compostas por EDVs e estudantes videntes (EVs). Numa aula de matemática, professores lecionaram o mesmo conteúdo programático para turmas inclusivas, ora utilizando o SDH, ora não. Os professores concordaram que o uso da tecnologia melhorou a qualidade da instrução. Já os EDVs foram capazes de compreender os conceitos mais rápida e eficientemente quando o sistema foi utilizado. Para os EVs, o uso do sistema melhorou a fluidez das aulas e fez com que os EDVs participassem mais das discussões de sala de aula.es_ES
dc.description.abstractEn este artículo, desde una perspectiva de educación inclusiva, se trata la evaluación, hecha por profesores y alumnos, de una herramienta de enseñanza que permite a estudiantes con discapacidad visual (EDVs) «ver con las manos» los gestos de apuntar del profesor durante una clase. La herramienta es un Sistema Deíctico Háptico (SDH) y funciona gracias a técnicas de visión computacional. El sistema es capaz de rastrear en tiempo real y simultáneamente las manos del profesor y del EDV. En el experimento, hubo tres etapas de estudio. En este artículo, se presenta la tercera etapa, en la que se realizó un estudio exploratorio en el cual el SDH fue aplicado en aulas inclusivas compuestas por EDVs y estudiantes videntes (EVs). En una clase de matemáticas, profesores impartieron el mismo contenido programático para grupos inclusivos, con uso de SDH y sin uso de SDH. Los profesores estuvieron de acuerdo en que el uso de la tecnología mejoró la calidad de la instrucción. Ya los EDVs fueron capaces de comprender los conceptos más rápida y eficientemente cuando el sistema fue utilizado. Para los EVs, el uso del sistema mejoró la fluidez de las clases e hizo con que los EDVs participaran más de las discusiones en el aula.es_ES
dc.format.extent14 p.es_ES
dc.format.mimetypeapplication/pdfen
dc.language.isopores_ES
dc.publisherUniversidad de Extremaduraes_ES
dc.relation.ispartofRELATECes_ES
dc.rightsAtribución-NoComercial-SinDerivadas 3.0 España*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/es/*
dc.subjectTecnologia educacionales_ES
dc.subjectMaterial didáticoes_ES
dc.subjectSoftware didáticoes_ES
dc.subjectEducação para cegoses_ES
dc.subjectEducaciónes_ES
dc.subjectTecnología educacionales_ES
dc.subjectMaterial didácticoes_ES
dc.subjectSoftware didácticoes_ES
dc.subjectEducación para ciegoses_ES
dc.titleTecnologia inclusiva para deficientes visuais: usando uma luva háptica para enxergar em sala de aulaes_ES
dc.title.alternativeInclusive technology for visually impaired: using a haptic glove to see in the classroomes_ES
dc.typearticlees_ES
europeana.typeTEXTen
dc.rights.accessRightsopenAccesses_ES
dc.subject.unesco5802.05 Educación Especial; Minusválidos y deficientes Mentaleses_ES
europeana.dataProviderUniversidad de Extremadura. Españaes_ES
dc.type.versionpublishedVersiones_ES
dc.contributor.affiliationUniversidade Estadual do Ceará. Brasil-
Colección:RELATEC Vol. 11, nº 2 (2012)

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